Terça-feira, 07 de Junho de 2011 - 08h37
Churrasco fica mais barato
Nos últimos meses preço da carne recuou em SC.

Depois de um crescimento constante que resultou em recorde no final de 2010, o preço da carne em SC começou a ceder nos últimos meses. Mas o cenário para os próximos meses é incerto e alguns especialistas acreditam que é possível um leve aumento.

Somente em maio, o item carne diminuiu 0,92% na pesquisa de preços da cesta básica, calculada pelo Dieese em Florianópolis. O lombo, considerado corte de segunda, recuou 6,89% desde março, segundo pesquisa mensal realizada pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Udesc.

Uma série de fatores internacionais e nacionais influencia o setor. Nos últimos anos, o consumo de carne no mundo cresceu e, como grande exportador, o Brasil vendeu bastante. Com a demanda em alta, o preço seguiu o mesmo caminho.

O técnico supervisor do Dieese em SC, José álvaro Cardoso, lembra que a situação mudou no final de 2008. Com a crise mundial, o mercado se retraiu e os criadores brasileiros diminuíram as pastagens e abateram as fêmeas.

Como as reprodutoras viraram bife, ficou complicado aumentar a produção em 2010, quanto o ritmo da economia voltou a crescer. José álvaro destaca que o aumento do milho e do farelo de soja, base da ração para gado, também pressionam os preços.


Fonte: Diário Catarinense


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.