Terça-feira, 17 de Maio de 2011 - 15h21
Suinocultores se reúnem em São João do Oeste
Produção de biofertilizante esteve em pauta.

A reunião aconteceu na comunidade de Linha Beato Roque e envolveu suinocultores de Caibi, São João do Oeste, Itapiranga e os representantes da Empresa Lumina Energia e Carbono do Brasil. O objetivo foi apresentar os projetos para a implantação de sistemas centralizados de tratamento de dejetos suínos. Este sistema visa recolher periodicamente os dejetos das propriedades por intermédio de caminhão para uma central de tratamento equipada com biodigestores.

O biofertilizante obtido terá uma redução de 90% no potencial de poluição de solos e águas subterrâneas e será devolvido para as propriedades, podendo ser aplicado em  lavouras nas mais diversas culturas, inclusive nas pastagens para o gado leiteiro.

O projeto encontra-se em desenvolvimento desde 2010, e hoje conta com apoio das Prefeituras de Caibi, São João do Oeste e Itapiranga, as quais serão parceiras na Implantação do Projeto com a disponibilidade de áreas de terra e caminhões para o recolhimento dos dejetos nas granjas.

O projeto permitira a inclusão dos pequenos produtores, além de garantir a conformidade ambiental nas propriedades. Uma unidade será implantada na comunidade de Linha Rosário Caibi, local onde se concentra a maior produção de animais do município. 

 


Fonte: Dpto de Jornalismo Rádio Porto Feliz


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.