Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 - 08h50
Polícia de SC prende 16 pessoas ligadas a facção que age nas prisões
Mandados de prisão foram cumpridos nas últimas semanas.

De forma sigilosa e discreta, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu, nas últimas duas semanas, 16 pessoas que, segundo a polícia, fazem parte da facção criminosa que age de dentro e fora das prisões catarinenses.

Entre os presos estão criminosos que já estavam atrás das grades por tráfico de drogas e assaltos, além de um advogado. A ação foi nominada de Operação Sintonia e é resultado de um inquérito instaurado pela Deic, em Florianópolis, havia mais de seis meses para investigar o Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

A pedido da polícia, a Justiça decretou pelo menos 20 prisões temporárias. Até ontem, 16 foram cumpridas em cidades de SC e duas fora do Estado, em Santana do Livramento (RS) e Campo Grande (MS).

A investigação mobilizou por seis meses investigadores da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Deic. Isso porque o tráfico de drogas seria a forma pela qual o grupo se manteria, incentivando até mesmo das cadeias por telefones celulares ou cartas. No Estado, houve prisões em Florianópolis, Tijucas e Joinville.

Entre os alvos, figuram fundadores e líderes do PGC que cumprem pena na Capital e em Campo Grande. Também há mulheres e familiares dos criminosos e um advogado de Tijucas, o qual a Deic afirma ser colaborador dos bandidos. Ontem, ele estava detido no auditório da Deic, mas a reportagem não teve acesso ao lugar.

As prisões são por 30 dias e foram decretadas pela Justiça de Tijucas. Os detidos não foram apresentados à imprensa porque ainda faltam pelo menos quatro ordens de prisões para serem cumpridas.

A polícia encontra dificuldades para cumprir todos os mandados em razão das constantes mudanças de endereço dos investigados. Alguns morreram durante a apuração em confronto no mundo do crime.

 


Fonte: Diário Catarinense


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.