Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011 - 08h14
Assembleia decide paralisar Institutos Federais de SC
Cada um dos 19 campi do Estado agora vai resolver se acata a resolução.

Os docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) decidiram, em Assembleia ontem, paralisar as atividades. A greve deve atingir os 19 campi do IF-SC em funcionamento e a reitoria.

Ainda não é possível prever a percentagem de adesão dos 1,5 mil servidores. – Cada um vai decidir se paralisa ou não. A adesão só poderá ser medida nas próximas semanas – destaca o reitor do IF-SC, Jesué Graciliano da Silva.

Cada aluno deverá se informar no próprio campus sobre a continuidade das aulas. O reitor afirma que vai tentar sensibilizar as autoridades do Ministério da Educação (MEC) para que o canal de negociações seja aberto, e para que o período de greve seja o mais curto possível.

Entre as principais reivindicações do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) estão o reajuste salarial, a reestruturação da carreira e a ampliação dos concursos públicos.

– Há pouco investimento nos salários, há contratação de muitos professores temporários. Do jeito que está, o impacto direto será na qualidade da educação – avalia o tesoureiro-geral da seção do Sinasefe responsável pelo IF-SC, Marcos Dorval Schmitz.

O sindicato diz haver tentativas de negociação desde fevereiro, mas as propostas salariais apresentadas pelo governo seriam “irrisórias”. O Sinasefe apontou que cerca de 300 pessoas compareceram à assembleia de ontem. Um novo encontro deve ser feito na próxima quarta-feira.

A mobilização que chegou ao IF-SC atinge institutos federais de 21 estados desde 1º de agosto. Em SC, os primeiros a aderirem foram os campi do Instituto Federal Catarinense (IFC). Rio do Sul está sem atividades há uma semana. Desde ontem, parte das aulas e serviços está suspensa nos campi de Camboriú e Araquari.


Fonte: Diário Catarinense


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.