O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) vistoriou mais de 130 mil tijolos durante uma ação do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, lançado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que conta com o apoio de todos os órgãos delegados no país.
A fiscalização teve foco em componentes cerâmicos para alvenaria, como tijolos e blocos para construção civil. O destaque positivo foi para os fabricantes fiscalizados em Tijucas e Canelinha, que tiveram amostras ensaiadas com 100% de conformidade.
De acordo com o presidente do Imetro Alexandre Soratto, o trabalho de fiscalização é de extrema importância, “pois um pequeno erro, por exemplo, de apenas 1 cm nas dimensões dos tijolos, pode acarretar um aumento superior a 10% no custo das paredes da edificação”, salienta.
Fiscais se dividiram em oito ações e percorreram cidades do Norte catarinense. Foram constatadas irregularidades na ordem de 20% das unidades inspecionadas, tanto nas dimensões, quanto nas inscrições obrigatórias.
Segundo o diretor de Fiscalização da Qualidade, Maurício Marques Nazário, boa parte da produção de Santa Catarina é de tijolos com medidas de 11,5x19,0x19,0 cm e 14,0x19,0x19,0 cm.
Novas ações
Cada semana da operação ocorre a fiscalização de diferentes produtos. Nesta semana estão sendo fiscalizados máquinas de lavar e refrigeradores. Nas próximas, serão cronotacógrafos e segurança de brinquedos.
Os consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a ouvidoria do Imetro-SC pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Oeste Mais
Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122