Terça-feira, 09 de Agosto de 2022 - 15h20
SC tem previsão de neve e ventos de até 120 km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de "grande perigo" para os ventos que atingirão o Estado
Foto: Inmet / Reprodução / ND

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que, nesta quarta-feira (10), Santa Catarina terá uma pequena chance de ocorrência de neve na região da Serra. O dia também deverá ser marcado por ventos fortes, com rajadas entre 100 km/h e 120 km/h, principalmente na região Norte do Estado.

Na quarta-feira (10) o tempo em Santa Catarina permanece instável devido ao deslocamento do ciclone extratropical em direção ao mar. Segundo o Inmet, as temperaturas irão baixar no Estado, podendo ocorrer neve na região da Serra.

A previsão de geada é fraca nas áreas em azul do mapa e moderada nas áreas em amarelo. Conforme o monitoramento, na quinta-feira (11), é possível observar que a área em amarelo atinge uma região maior, indicando a ocorrência moderada do fenômeno.

Além da geada, o Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” para ventos costeiros no litoral do Estado. O aviso teve início às 10h desta terça (9) e permanece até as 23h de quarta. As rajadas podem atingir entre 100 km/h e 120 km/h, com maior incidência na região Norte.

Nesses casos, a orientação da Defesa Civil é que busquem um local abrigado, longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados,

Chuvas intensas nos próximos dias

Entre terça (9) e quarta-feira (10), o acumulado de chuva em Santa Catarina pode ficar acima de 250 mm. O dobro da média esperada para a primeira quinzena de agosto, segundo dados da Epagri/Ciram.

Segundo a Defesa Civil, a chuva intensa que atinge o Estado deixa municípios em alerta para risco de deslizamentos e inundações. Nas regiões do Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, os acumulados devem variar entre 100 e 250 mm.

Já nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, a situação chega a ser mais preocupante, podendo ter acumulados acima de 250 mm.

A orientação do órgão é para evitar contato com as águas, não transitar em locais alagados ou pontilhões e pontes submersas, e cuidar com crianças próximas a rios e ribeirões.


Fonte: ND+


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.