Domingo, 13 de Junho de 2021 - 06h28 - Atualizado em: Domingo, 13 de Junho de 2021
Por que Grêmio fechou com promessa dispensada do Inter por ser "baixinho"
Tricolor encara o furacão neste domingo pelo Brasileiro
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio contratou e assinou o primeiro contrato profissional de Gui Paraná, na sexta-feira (11), horas depois de o meia-atacante deixar oficialmente o Internacional. Aos 16 anos, ele chega ao novo clube como aposta de que a metodologia gremista é capaz de promover jovens. O rótulo de "maturação tardia", citado para explicar baixa estatura, não incomoda.

Guilherme Bitencourt, que completou 16 anos em maio, tinha contrato de formação no Inter e foi liberado pelos dirigentes colorados. O Grêmio fechou vínculo profissional até 2024.

Natural de São Paulo, Gui Paraná é elogiado pela boa técnica e visão de jogo. Meia-atacante, já atuou em diferentes funções logo atrás dos atacantes e foi incorporado ao time sub-17 do Grêmio. No elenco, vai encontrar Cássio, goleiro também ex-Inter.

A ideia do Grêmio é que o desenvolvimento de Gui Paraná pode ser turbinado com a metodologia aplicada no CFT Hélio Dourado. No CT, além das recentes reformas estruturais, a base passou a aplicar novos conceitos de formação. Um dos itens é gatilhos de produção para aumentar salário dos jovens, com frequência escolar e percentual de gordura como variáveis.

Gui Paraná chegou ao Inter em 2018 e media 1,54m até o ano passado. Durante a parada dos treinos por conta da pandemia de covid-19, o meia-atacante apresentou desenvolvimento físico. Atualmente, mede 1,74m.

A saída do Inter não passou somente pela estatura, é verdade. Com a chegada de Gustavo Grossi, ex-River Plate, as categorias de base do clube passaram por uma revolução. Uma das metas do executivo é reduzir o número de jogadores em cada categoria e garimpar atletas ainda mais jovens, em uma espécie de renovação dos elencos.

No Grêmio, o exemplo citado para apoiar a investida em Gui Paraná é de Pedro Lucas. Atualmente no elenco principal, o meia-atacante também conviveu com rótulo de "pequeno" nos primeiros anos de carreira e apresentou desenvolvimento físico nos últimos anos.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X ATHLETICO-PR

Data e hora: 13/06/2021 (domingo), às 16h (de Brasília)

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Auxiliares: Celso Luiz da Silva (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)

VAR: José Alexandre Barbosa Lima (RJ)

GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Jhonata Robert e Matheus Henrique; Luiz Fernando, Ferreira e Diego Souza


ATHLETICO-PR: Santos; Marcinho, Zé Ivaldo, Thiago Heleno, Nícolas; Alvarado, Léo Cittadini, Nikão, Jadson, Carlos Eduardo; Vitinho e Renato Kayzer



Fonte: Uol / Esporte


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.