Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 - 10h34 - Atualizado em: Quinta-feira, 13 de Maio de 2021
​NASF de Mondaí oferece diversos serviços especializados
No mês de abril de 2021, foram realizados aproximadamente 400 atendimentos no local
Foto: Tamara Melo / Ascom Mondaí

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Mondaí, é uma extensão dos serviços da Atenção Básica de Saúde, para onde os pacientes são encaminhados conforme prescrição médica.

Com o objetivo de desenvolver atividades coletivas e individuais de prevenção e promoção da saúde, e minimizar o fluxo de pessoas no Posto de Saúde, o município de Mondaí, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou um novo local para os atendimentos do NASF, que está localizado na Rua Antas, na sala comercial próximo ao Edifício Hannover.

O Prefeito Valdir Rubert explica que o NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica e na Saúde da Família.

Conforme o Secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher, a equipe do NASF atua de forma conjunta com a equipe do Posto de Saúde, focando principalmente no acolhimento dos pacientes.

NASF oferece serviços especializados

Mesmo diante do cenário de pandemia, o NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Mondaí, está atuando nas atividades de tabagismo, atendimento social, atendimento psicológico e atendimento nutricional.

Os serviços que eram oferecidos em grupo, agora estão sendo realizados de forma individual, como o grupo de tabagismo.

Para ampliar os recursos terapêuticos, foram implantadas duas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que são terapias embasadas no olhar para o ser humano como um todo, considerando não só aspectos físicos, como uma dor de cabeça, mas também, o que pode estar gerando aquela dor.

As práticas integrativas oferecidas são de auriculoterapia e reiki, desenvolvidas pelos próprios profissionais que atuam no serviço.

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde como uma terapia de microssistema.

Ele consiste na estimulação mecânica de pontos específicos da orelha para aliviar dores e tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Já o reiki é uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

Para frequentar o NASF, os pacientes são encaminhados através do Posto de Saúde do Município.

Após ser encaminhado para o Núcleo, os pacientes passam por uma avaliação, respeitando suas características individuais, em todos os aspectos, físicos, emocionais e sociais.

No mês de abril de 2021, foram realizados aproximadamente 400 atendimentos no local.


Fonte: Rádio Porto Feliz / Ascom Mondaí


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.