Terça-feira, 04 de Maio de 2021 - 10h52 - Atualizado em: Terça-feira, 04 de Maio de 2021
​Bombeiros alertam sobre frequentes ocorrências de queimadas em Mondaí
Fatos tem se repetido nas últimas semanas
Sargento Oldair Schmitz

Sargento Oldair Schmitz

Foto: Cláudio Andrey Benini Aguirres / Rádio Porto Feliz

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, Sargento, Oldair Schmitz, informou a Rádio Porto Feliz que devido ao tempo seco, as chances de incêndios aumentam.

Conforme ele, as condições do tempo favorecem a ocorrência e a propagação das queimadas.

Segundo divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, a possibilidade de queimadas é alta nas regiões Extremo-Oeste e Oeste.

Isso se deve a baixa umidade relativa do ar e a grande quantidade de folhas secas nas propriedades e matas.

Oldair Schmitz destacou que durante a semana passada o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu diversos incêndios em vegetação no município de Mondaí.

Ele frisou que em uma mesma propriedade os Bombeiros foram acionados três vezes nos últimos dias, sendo que, em virtude disso, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e o proprietário responderá por crime ambiental.

Schmitz destacou que para evitar os riscos de queimadas as pessoas devem realizar regularmente a limpeza do seu terreno, evitando o acúmulo de lixo, folhas secas e móveis; não acender fogueiras para queima de lixo ou para outros fins; evitar soltar foguetes próximo a áreas de vegetação; e ao descartar bitucas de cigarro e fósforos, a pessoa deve se certificar que estão apagados.

O Comandante dos Bombeiros de Iporã do Oeste reforçou que a realização de queimadas é crime e quem praticar esse tipo de ato está sujeito à punição.

Ele também fez um pedido a todos os moradores de Mondaí e região, para que evitem colocar fogo em vegetação, pois na maioria das vezes a situação foge do controle e os danos ambientais podem ser muito grandes.


Fonte: Rádio Porto Feliz


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.