Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021 - 14h36 - Atualizado em: Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021
​Fiesc doa ventiladores pulmonares ao Oeste
O investimento da Fiesc foi de R$ 321,5 mil
Foto: Reprodução

Diante do agravamento da pandemia da Covid-19 no Oeste de Santa Catarina, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) doou oito ventiladores pulmonares à região.

A entrega ocorreu no domingo (21), em São Miguel do Oeste, cidade cujo hospital regional possui 18 leitos de UTI e 16 leitos clínicos destinados ao tratamento de Covid-19.

O investimento da Fiesc foi de R$ 321,5 mil, incluindo o transporte aéreo.

Os ventiladores são de procedência catarinense - foram fabricados em Mafra, pela GreyLogix, empresa que iniciou produção do equipamento em 2020, após receber apoio tecnológico dos Institutos Senai de Inovação.

Os equipamentos foram doados à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que faz a distribuição conforme a demanda de cada região.

O suprimento no Extremo-Oeste permite que estes e outros aparelhos do patrimônio da SES possam ser destinados às demais cidades, conforme a carência de cada uma.

"Ventiladores pulmonares são cruciais nos casos grave da Covid-19. Por isso, a elevação dos casos da doença fez com que a procura por esses equipamentos e de seus componentes crescesse substancialmente em todo o mundo", afirma o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

"Nesse momento é bastante importante o envolvimento do setor empresarial, neste caso pela Fiesc", disse o diretor geral do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rodrigo Lopes.

"Vivemos um momento bastante difícil estamos com 18 leitos de UTI e chegam bastante pacientes ao pronto-socorro com necessidade de intubação. A gente precisa desse contingente de equipamentos para ter a condição de tratar os pacientes. São equipamentos que dependem apenas da rede de oxigênio para poder manter a vida do paciente através de respiração artificial, além, evidentemente, da equipe médica e dos insumos", observou.

"É a mão estendida do empresário, apoiando o poder público, que não está conseguindo atender a população nesta hora de dificuldade na saúde", afirmou o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan. "A região que agradece a Fiesc por esta iniciativa", destacou.


Fonte: Rede Catarinense de Notícias


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.