Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019 - 09h18 - Atualizado em: Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019
Caminho dos Pioneiros inaugura Cicloturismo de dois dias e encanta participantes
Ciclistas de 12 cidades percorreram 140 km por Iporã do Oeste, Mondaí, Itapiranga e Tunápolis
Foto: Divulgação

A Natur Cicloturismo de Tunápolis promoveu nos dias 28 e 29 de setembro, o 1º Cicloturismo de dois pela região.

O projeto desenvolvido chama-se “Caminho dos Pioneiros”.

Além da passagem por diversos locais históricos, as paisagens do Rio Uruguai encantaram os 35 cicloturistas. No total foram 140 km com 3.100 metros de altimetria.

O percurso iniciou no sábado com café da manhã em Tunápolis, seguiu por Iporã do Oeste com degustação de suco de uva integral na Vinícola Marx e a partir daí a Polícia Rodoviária acompanhou o percurso até Mondaí.

Teve parada com breve explicação da história da Igreja Evangélica da Vila Laju e, em Mondaí, os cicloturistas foram recepcionados ao som da Arpa de Hugo Gemmer, no museu da colonização.

O percurso do 1º dia foi encerrado na Vila Catres e a acolhida deixou todos encantados e entusiasmados.

A recepção foi com cavaleiros, crianças de bicicleta, gaiteiros e com grande participação da comunidade.

Líderes explicaram os principais fatos históricos, destacaram a resistência contra a barragem e, de forma emocionada, contaram os detalhes da construção da Igreja.

“Essa comunidade nos impressionou em tudo. Foi uma recepção calorosa. Estou emocionado pela acolhida nas famílias para o pernoite e por tudo o que fizeram e compartilharam conosco”, afirma Sidinei Kipper de Cunha Porã.

No domingo, o percurso seguiu por Linha Chapéu, na 1ª residência de Porto Novo e na Igreja da comunidade.

Em Sede Capela, as visitas aos locais históricos impressionaram com a história contada pela professora Dirce Sehnem, mas o que deixou mesmo os ciclistas fascinados foi a volta de Capela contemplando as paisagens do Rio Uruguai.

O almoço foi na Barra do Macaco e o encerramento no Restaurante Pauli em Tunápolis. “Quando cheguei em casa fiquei emocionado contando para minha esposa tudo o que vivemos nesses dois dias de passeio”, emocionou-se Darci Rabuske (63) de São Miguel do Oeste ciclista de mais idade presente.

“Participar desse cicloturismo foi uma experiência nova pra mim. Finalizei com muitas reflexões que quero levar para vida. O principal que pude extrair de todas as histórias que escutamos é a união do povo, o engajamento em prol de um objetivo em comum. Quando unimos forças, unimos a persistência, nos tornamos muito mais fortes”, avalia Maísa Perondi de São José do Cedro.

A Natur Cicloturismo é nova no mercado e tem novos trajetos em vista, além de consolidar o “Caminho dos Pioneiros”. Contatos podem ser feitos com Vanduir Matias Deters através do [49] 991131413, facebok.com/naturcicloturismo ou no instagram @naturcicloturismo.


Fonte: Rádio Porto Feliz/ Divulgação


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.