Sexta-feira, 17 de Maio de 2019 - 12h34 - Atualizado em: Sexta-feira, 17 de Maio de 2019
​CAPS realiza atividades para reforçar cuidados com a saúde mental
Neste sábado (18) é lembrado o dia nacional da luta ‘Antimanicomial’
Na imagem Andreia Heberle e Natália Cristina da Silva

Na imagem Andreia Heberle e Natália Cristina da Silva

Foto: Claudio Andrey Benini / Rádio Porto Feliz

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mondaí, realiza atividades alusivas à luta Antimanicomial, para reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental e os direitos a liberdade dos pacientes que sofrem de algum transtorno mental.

Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (17) a Rádio Porto Feliz, a coordenadora do CAPS, Natália Cristina da Silva e a Psicóloga, Andreia Heberle, destacaram que nesta sexta-feira está sendo feita uma ação especial relacionada à atenção da saúde mental.

Esse trabalho é desenvolvido na Praça Faulhaber, no Centro de Mondaí, por profissionais especializados, que compõem a equipe do CAPS, juntamente com os usuários deste serviço, onde estão orientando as pessoas sobre o tema, distribuindo materiais com informações relacionadas ao assunto.

Natália disse que neste sábado (18), é lembrado o dia nacional da luta ‘Antimanicomial’.

Segundo ela, a data foi instituída após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru, em São Paulo. Naquela manifestação é que nasceu o ‘Movimento Antimanicomial’.

Coordenadora do CAPS destaca importância do tratamento correto

A coordenadora do CAPS de Mondaí, Natália Cristina da Silva, destacou na entrevista a Porto Feliz, que o tratamento correto é a melhor forma de recuperar a pessoa com algum transtorno mental.

Anteriormente ao ‘Movimento Antimanicomial’, as pessoas com algum problema mental, como, depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia eram isolados da sociedade deixando de ser tratadas de forma correta.

Após essa reforma foi implantado um atendimento ambulatorial, como os Centros de Atenção Psicossocial, com atendimento de equipes multidisciplinares, com tratamento humanizado, respeitando as particularidades de cada usuário, proporcionando com isso a participação da família e da comunidade na recuperação dos pacientes.

O CAPS de Mondaí também atende moradores dos municípios de Iporã do Oeste, São João do Oeste e Riqueza.


Fonte: Rádio Porto Feliz


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.