Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019 - 15h05 - Atualizado em: Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019
Riqueza alerta para o aparecimento do vírus da raiva em morcego
Um caso foi confirmado e isolado
Foto: Imagem ilustrativa

O município de Riqueza, através da Secretaria de Agricultura, está alertando especialmente os moradores da região das linhas Farroupilha, Conceição, Saltinho, Anta Gorda Alta e Flor da Serra, devido a confirmação e o isolamento do vírus da raiva em um morcego nessa região.

Conforme o comunicado, é importante a população ficar em estado de alerta, apesar de a doença depender de condições especificas para ocorrer.

De acordo com a secretaria, com a confirmação do caso, fica evidente a importância do monitoramento e vacinação dos animais.

A principal fonte de contaminação é o morcego hematófago, e a transmissão do vírus ocorre pela saliva, necessitando que o morcego cause uma lesão, agressão ou mordida para que a secreção contaminada entre em contato com o sangue da vítima e o vírus consiga se inocular e atingir o sistema nervoso.

Os sinais clínicos mais comuns são apatia, paralisia, andar cambaleante ou alteração comportamental, muitas vezes sendo possível visualizar os sinais do ataque ou mordida do morcego.

Na presença de qualquer sinal suspeito, o recomendado é buscar auxílio com profissionais da área.

Recomendasse que seja feita a vacinação dos animais domésticos, pois é a melhor garantia para não sofrer com a doença e evitar maiores perdas econômicas.


Fonte: Rádio Porto Feliz


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.