Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018 - 05h51 - Atualizado em: Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018
Maior tragédia da história, vendaval completa 34 anos em Maravilha
Comunidade ainda lembra do fato com tristeza e comoção
Foto: Divulgação / Museu

O grande vendaval de 1984 completou 34 anos na terça-feira (9) em Maravilha. O vendaval destruiu grande parte da cidade e causou a morte de seis pessoas.

Após muitos temporais ao longo dos últimos anos e a enchente de 2015, o vendaval continua sendo a maior tragédia da cidade.

O fato é lembrado com muita comoção por moradores que estavam no município e passaram por momentos de terror naquele dia.

Foram 21 comunidades atingidas, 127 famílias, 1.720 casas danificadas, 152 residências destruídas, 980 pessoas desabrigadas, 21 prédios públicos danificados, 28 indústrias e comércios e oito entidades religiosas e recreativas atingidas.

Depois da tragédia, a cidade iniciou a reconstrução, com ajuda de pessoas de toda a região, principalmente de Guaraciaba. Também, foi adquirida uma área de terra para abrigar as pessoas que ficaram sem casa. As residências foram construídas onde hoje é o Bairro Bela Vista, iniciando o povoamento daquela parte da cidade.

O prefeito em 1984 era Celso Maldaner, no seu primeiro mandato, hoje deputado federal, e o vice-prefeito, Miguel Nemirski. Esperidião Amim era o governador, e veio a Maravilha após os fatos.

VÍDEO

O vídeo é a introdução do documentário realizado em 2004 sobre o vendaval. O trabalho foi produzido em VHS, com uma hora e sete minutos de duração. A trilha sonora, com música escrita por Jone Schuster, é interpretada pela dupla Greyci & Samuel. Direção, pesquisa e fotografia foram de Jone Schuster, com Produção de CAOS - Cinema Arquitetado e Organizado no Submundo.


Fonte: WH Comunicações


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.