Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021 - 10h15
Inter parte em busca de um novo recorde no Brasileirão
Série de nove vitórias seria inédita na era dos pontos corridos
Foto: Reprodução/ internet

De azarão a favorito absoluto ao título do Campeonato Brasileiro em poucas semanas. A reversão de expectativa do Inter neste final de temporada foi rápida graças a uma série que já é histórica: são oito vitórias consecutivas, a maior sequência já registrada na era dos pontos corridos.

Desde que a competição adotou a atual fórmula, em 2003, apenas dois outros times conseguiram a mesma marca: o Cruzeiro de 2003 (em um campeonato de 24 times) e o Flamengo de 2019.

Curiosamente, o técnico autor da façanha na temporada passada foi o substituto de Abel Braga, Jorge Jesus. Se vencer mais uma, o Inter de Abel estabelecerá o novo recorde, com nove jogos ganhos subsequentes.

Após superar Botafogo (2 a 1), Palmeiras (2 a 0), Bahia (2 a 1), Ceará (2 a 0), Goiás (1 a 0), Fortaleza (4 a 2), São Paulo (5 a 1) e Grêmio (2 a 1), o Inter tem pela frente no domingo o Bragantino, que também vive um momento de ascensão. Os números mostram o quão rara seria uma sequência de nove vitórias – inédita desde 2003.

Antes de 2002, com outras fórmulas, acontecia ocasionalmente. A maior série é do Guarani, de Campinas, em 1978. No caminho do título, o time de Careca e Zenon venceu 11 jogos consecutivos em um torneio que teve 74 times e sete fases, bem diferente do atual.

Estatisticamente falando, portanto, é cada vez mais improvável que a sequência colorada siga aumentando. Mas não adianta dizer isso aos comandados de Abel.

“Para nós, serão seis finais. Descansamos hoje (ontem) e amanhã (hoje) já estamos pensando nessa decisão. Todos os times que enfrentarem o Inter vão dar a vida”, disse o meia Praxedes, em entrevista à Rádio Guaíba.

Ou seja, a vitória é mais uma vez essencial. Em caso de derrota, o Inter não vai perder a liderança, mas poderá ver desaparecer quase toda a vantagem para as cinco jornadas finais. Afinal, Atlético Mineiro e Flamengo vão recuperar seus jogos atrasados (o Galo joga contra o Santos hoje, às 20h, e o Flamengo pega o Grêmio, na quinta).

“Não adianta nada ganhar o Gre-Nal e perder para o Bragantino”, afirmou um pragmático Abel após o clássico. O discurso, aliás, é padrão. “Ainda não ganhamos nada” é o lema de técnico e jogadores, para conter a euforia em um momento em que os números apontam 75% de chances de título, segundo a projeção do matemático Tristão Garcia.

“O nosso grupo é fantástico, todo mundo está se doando muito até o último minuto. Foi assim domingo. Dois gols no final não é qualquer time que consegue”, comentou Praxedes.

O Inter volta aos treinos nesta terça-feira, às 16h30min, no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. O jogo contra o Bragantino está marcado para domingo, às 18h15min, no Beira-Rio.


Fonte: Correio do Povo


COMPARTILHE:

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.