Marcos Herbert

Clube da Amizade
21:03 às 21:58

Terça-feira, 15 de Outubro de 2013 - 09h13
Grêmio quer evitar erros de 2012 e conquistar vaga direta para Libertadores
O Grêmio de Kleber (f) quer evitar os erros do ano passado e 'pular' a Pré-Libertadores
Foto: Ricardo Ayres/Photocamera

O início da atual temporada foi marcado por uma preparação difícil para o Grêmio. Classificado para a fase preliminar da Libertadores, o time gaúcho pegou logo a LDU como adversário e precisou fazer a pré-temporada no Equador tentando se adaptar à altitude. Mas na avaliação interna, isso só ocorreu pelos erros cometidos no Brasileirão de 2012. Por isso, a meta é não tropeçar em 2013 e garantir, ao menos, a vaga direta para a competição continental do ano que vem.

São duas alternativas para isso. A primeira é ficar em primeiro ou segundo no Brasileirão. A liderança é do Cruzeiro, 10 pontos na frente dos demais. O segundo colocado atualmente é o Botafogo, com a mesma pontuação do Grêmio, 49, mas melhor nos critérios de desempate. Faltam 10 jogos para o fim da disputa.

A outra opção é conquistar a Copa do Brasil. E este objetivo também ainda está vivo. O time gaúcho joga as quartas de final contra o Corinthians. Após o empate em 0 a 0 em São Paulo, o jogo de volta ocorre na quarta-feira da próxima semana, em Porto Alegre.

"É de extrema importância conquistar a vaga direta na Libertadores. Assim se evita uma eliminatória, em que se pode não classificar. Nós atletas perdemos uma semana de férias e temos a preparação reduzida, precisamos fazer tudo correndo, com um jogo decisivo em 20 dias. São fatores que não são tão bons da Pré-Libertadores. Por isso queremos a vaga direta", salientou o goleiro Marcelo Grohe.

O objetivo gremista passa pela partida desta quarta-feira. O oponente será o Corinthians, às 22h, na Arena. O time paulista vem de três empates em 0 a 0, mas não perdeu em nada o respeito dos gaúchos.

"Eles não têm feito gols mas também não têm levado. São o time menos vazado da competição. Será um clássico do futebol brasileiro. O Tite conhece muito bem o elenco dele. Mesmo trocando titulares por reservas, tenho certeza que será um grande jogo. O Renato [Gaúcho] também está bem preparado e podemos vencer em casa", afirmou o zagueiro Bressan.

E o aprendizado gremista vem do ano passado. O elenco então treinado por Vanderlei Luxemburgo dependia somente de uma vitória no clássico contra o Inter na última rodada para 'pular' a fase preliminar de Libertadores. Mas, mesmo com o rival acabando o jogo com 9 jogadores, a sorte não vestiu azul, branco e preto e o empate em 0 a 0 resultou na preparação acelerada e tropeços no começo do ano.

O Grêmio passou pela LDU nos pênaltis, mas precisou abrir mão do Campeonato Gaúcho, disputado pelos reservas, e sentiu também nos jogos seguintes da Libertadores. A competição continental acabou nas oitavas de final com a eliminação para o Santa Fé, e a pré-temporada longe do ideal foi lembrada a cada tropeço.

Por isso, o objetivo é claro e será perseguido de todas as formas. Nesta terça-feira, Renato Gaúcho comanda treinamento e tenta montar o melhor time que puder para pegar o Corinthians. Sem Kleber, suspenso, e com o retorno provável de Dida no gol. Será a primeira das 10 finais que o grupo promete fazer no Brasileiro para ter menos compromissos em janeiro de 2014.


Fonte: Uol/Esporte


COMPARTILHE:
Rádio Porto Feliz no facebook

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122
http://www.portofeliz.am.br/

Google Maps

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.